ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Os fósseis do Triássico atraem visitantes

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No mercado de viagens e turismo, a demanda maior é a busca do segmento de sol e praia, depois o ecoturismo, o turismo cultural e o turismo de negócios.

 

Entretanto, existem interessados no segmento do Turismo Paleontológico que pode ser Urbano e/ou Rural.

 

No Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul existem locais que guardam marcas de um passado com mais de 200 milhões, representando por fósseis de variadas espécies de dinossauros e de florestas que existiram no Período Triássico, período inicial da Era Mesozóica (Triássico, Jurássico e Cretáceo).

 

Na Formação Geológica Santa Maria, considerada como o berço dos dinossauros, os fósseis vegetais e animais do Triássico podem ser admirados nos Museus e nos sítios autorizados para visitas.

 

Alguns fósseis são originais e as réplicas emocionam os visitantes.

 

Os sítios e os afloramentos apresentam variadas formas e tamanhos de troncos de árvores petrificados, destacando-se o Jardim Paleobotânico de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira (FOTO).

 

O roteiro “Conhecendo os Fósseis do Triássico” foi apresentado em 2013 e vem sendo aprimorado desde 1988, quando foi lançado primeiro roteiro cultural, científico e turístico, destacando a paleontologia e a paleobotânica como atrativos singulares mundiais.

 

Com a recente exposição dos Municípios da Região Central Gaúcha, no Shopping Praça Nova, em Santa Maria (de 4 a 20 de abril) e incluído no Ciclo de Palestras da Confraria do Pensamento Livre, no Templo Positivista (22/04),em Porto Alegre, o tema está sendo revisitado.

 

Os destaques são: a réplica do Staurikosaurus Pricei, o mais primitivo dinossauro do Planeta; painéis da Associação Padre Daniel Cargnin (APEDAC) que é responsável pela preservação da memória do pároco do Município de Mata que iniciou a preservação das árvores petrificados contribuindo para transformar a cidade em verdadeiro museu a céu aberto; fósseis de São Pedro do Sul e do acervo do Museu Walter Ilha.

 

Outros destaques são os painéis do Projeto DinoTchê, com os quadrinhos da viagem do Dinotchê, o Defensor do Meio Ambiente, personagem criado pelo ABF e o ilustrador Byrata, que recebeu a Menção Honrosa na Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado em Paris, em 21/09/2018, pela campanha criativa, inédita e pioneira, de valorização dos fósseis.

 

Sempre existe a esperança que todos habitantes do Rio Grande do Sul, reconheçam a importância dos fósseis do Triássico como atrativos mundiais, assim como, sejam incluídos nas visitas pedagógicas.

 

Será?

 

Respeitam-se todas as opiniões contrárias.

 

São reflexões.

 

Podem ser úteis.

 

Pensem nisso.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.